Pico do Papagaio

O Pico do Papagaio é o principal atrativo turístico de Aiuruoca. Ele compõe-se de um conjunto de elevações em forma de corcova. Está localizado dentro do Parque Estadual da Serra do Papagaio. Sua altitude supera os 2100 metros. Do topo, temos uma visão de 360º, há sinal de várias emissoras de rádio, tv, celulares e aparelhos que operam via satélite.

A Paisagem do Pico do Papagaio

A paisagem vista a partir do pico, durante o dia, é um “mar de morros.” À noite, mesmo com toda a distância, é possível avistar as luzes de várias cidades vizinhas.

Localização do Pico do Papagaio

O Pico do Papagaio tem sua localização definida pelas coordenadas 22°02,519´Sul e 44°38,522´Oeste. Devido à grande extensão de terreno rochoso e de vegetação que o circundam e, desta forma, há muitos locais interessantes para passeios e caminhadas.

Acesso ao Pico do Papagaio

O acesso só é possível a pé ou a cavalo, tendo-se de deixar o carro numa fazenda próxima. Nessa opção, seguimos de carro por doze quilômetros saindo da cidade. Após isso, temos 9km para caminhar por cerca de três a quatro horas (ritmo lento) até o cume. Para quem possui um veículo 4×4 ou moto, existe a possibilidade chegar a pontos mais altos e de onde é possível diminuir um pouco a caminhada, porém, não muito.

Nas fotos, temos algumas das vistas do Pico de vários ângulos diferentes e algumas vistas que se pode ter lá do alto; dá pra se ter uma boa noção da altitude.

O lugar é demais! É bom lembrar que o melhor período para ir ao Pico do Papagaio é durante os meses de maio a setembro. Isso por que a baixa incidência de chuvas favorece os roteiros de montanha. De qualquer forma, nos outros meses, também é possível ir ao topo, porém a chuva pode atrapalhar um pouco e até impedir o passeio, conforme o caso.

Roteiro ao Pico do Papagaio

Trekking de nível pesado com pontos íngremes e encostas lindíssimas. No topo, a 2.100m de altitude, você tem visão de 360º. Exige preparo físico. A saída normalmente é às 08:00h e o retorno é previsto para às 18:00h.

Esse roteiro é o mais procurado em Aiuruoca. Ele também é o que oferece maior variedade de transições de vegetação. Além disso, também oferece um visual indescritível do topo do Pico. Seus imponentes 2100m de altitude e 450m de altura se considerado a partir da base, impressionam. Em relação a Aiuruoca, o desnível é de 1050m.

Não aconselhamos qualquer pessoa, por mais experiente que seja, a tentar fazer esse roteiro sozinha A trilha é longa, há riscos e a orientação fica muito prejudicada por haver muitos trechos de caminhada dentro de mata fechada. A trilha também não segue rumo ao pico em sua maior parte.

Do local onde deixamos o carro no início da caminhada até o cume, saõ 9km com desnível total de 760m. Nós iniciamos a caminhada aos 1340m de altitude.

Não há trechos de escalada ou onde há necessidade de cordas. Também não há risco de queda em penhascos ou encostas exceto quando se está no topo do pico. Seguindo as orientações dos nossos guias, não haverá qualquer risco pra qualquer participante. Vale lembrar que todo e qualquer sintoma que indique que você está passando mal ou puder vir a passar deve ser informado de imediato ao guia.

A trilha

A trilha é pesada e há trechos com subidas fortes, degraus altos. Também há tocos na trilha, raízes e pontos escorregadios devido a pedras ou à umidade da mata. Em alguns lugares é preciso passar abaixado por conta dos galhos que fecham a trilha. Pode haver água na trilha na época das chuvas ou quando chove nos 2 dias anteriores ao passeio. Nesses casos, você poderá molhar os pés. Também há trechos de pedras onde é necessária maior cautela na passagem.

Esse roteiro também pode ser feito em parte a cavalo. De qualquer forma, haverá necessidade de agendamento antecipado para tal. Além disso, será necessária confirmação e também haverá um custo adicional de R$150,00/cavalo/pessoa. Nesse caso, também poderá haver opção de almoçar no final do roteiro. Fazemos isso com agendamento prévio no mesmo lugar onde pegamos os cavalos, com a Ana ou Denildo (Dadá).

O acesso ao Pico do Papagaio pode ser feito por várias trilhas. Nós, no entanto usamos mais a trilha da Serrinha, que por sua vez, parte da Fazenda da Serra.

O tempo médio de caminhada em grupo nesse roteiro é de 3 a 4 horas de subida. Levamos mais 2 a 3 horas de descida. São 9km de subida e 9km de descida. Total de 18km de caminhada.

Normalmente todas as pessoas que saem pra ir ao Pico do Papagaio com a gente, chegam ao topo. Claro que há casos em que levamos mais tempo que o habitual. Isso ocorre devido as condições da trilha ou preparação física dos visitantes. Saindo cedo para a trilha, ganhamos tempo pra compensar qualquer atraso ou parada adicional que tenhamos que fazer.

Vídeo do visual do topo do Pico do Papagaio

 

Quer fazer um roteiro guiado para o Pico do Papagaio? Clique AQUI e entre em contato conosco.

Compartilhe e Comente

Comentários