Cachoeira do Tombo

A Cachoeira do Tombo localiza-se numa curva do rio Aiuruoca num local privilegiado, onde se encontram os últimos remanescentes de mata atlântica do Rio Aiuruoca.

A trilha é fácil e o principal acesso à cachoeira, passa por uma propriedade particular que também é uma RPPN com travessia do rio por meio de uma balsa, também particular que é presa por cabos de aço. Há opção de travessia pela ponte pencil que se localiza na parte inferior do terreno.

Possui poços para banho e suas duchas têm acesso, no entanto, deve-se tomar muito cuidado ao adentrar essa cachoeira devido a força da água e a grande quantidade de pedras presentes no local. Há riscos de “tombos” na cachoeira, daí, uma das origens do seu nome.

Também existe uma espécie de piscina natural do lado esquerdo da cachoeira que possibilita banhos mais seguros e sem maiores complicações.

O lugar é maravilhoso e a vista, principalmente das Corredeiras do Papagaio, emocionam e causam uma vontade enorme de mergulhar por entre as pedras (Claro que não é possível, né?).

Na época da seca, o volume d’água diminui bastante e possibilita a caminhada pelas pedras. Uma aventura empolgante, mas que exige muito cuidado e atenção, além de equipamentos de segurança.

Roteiro Cachoeira do Tombo

O início da trilha de acesso à Cachoeira do Tombo é a 5km da cidade e esse é o único roteiro de Aiuruoca que pode ser feito a pé a partir da cidade. Esse roteiro pode ser dividido em dois: uma opção mais light e outra com mais aventura.

Não há como levar pessoas com debilidades motoras na Cachoeira do Tombo, no entanto há opções, inclusive, para que essas pessoas possam entrar na água em outros pontos de visitação desse roteiro.

Cachoeira do Tombo light – Roteiro bem light com possibilidade de ser feito partindo a pé da cidade. Roteiro ideal para levar crianças e pessoas da terceira idade.
Saída: 09:00 – Retorno: 13:00 – Nível: Leve

A opção mais light é feita normalmente em meio dia e é possível levar crianças e pessoas da terceira idade sem nenhum problema.

No Pocinho, é cobrada uma pequena entrada de R$5,00/pessoa. O local é gramado, tem sanitários, lanchonete, acessoa a cachoeiras, duchas e poços. É uma área particular muito bem cuidada e que oferece, além da estrutura, excelentes porções, lanches e bebidas.

Cachoeira do Tombo completo – Roteiro que inclui cachoeiras e poços lindíssimos. Em alguns casos, é necessário escalar.
Saída: 09:00 – Retorno: 17:00 – Nível: Médio

Nessa opção, focamos mais na questão de passeios a cachoeiras mesmo. Visitamos mais cachoeiras e em cada uma delas é possível entrar pra tomar banho; a excessão da Cachoeira do Tombo que é somente para visualizar e apreciar a perfeição desse lugar que encanta e deixa qualquer um sem fala. É bonito pra valer.

O trecho onde é preciso escalar é opcional e leva à parte alta da Cachoeira Deus-Me-Livre. Há um paredão de pedra onde, pra se conseguir subir, é necessário se debruçar no paredão e subir se segurando nas pedras apoiando os pés em fendas, como em uma escalada.

 Quer fazer um roteiro guiado para o Cachoeira do Tombo? Clique AQUI e entre em contato conosco.

Compartilhe e Comente

Comentários