Cachoeira da Antiga Usina

A Cachoeira da antiga usina está localizada no Vale dos Garcias, entre o povoado Capoeira Grande e Serrinha.

Ela é a maior cachoeira conhecida de Aiuruoca. Sua águas escorrem pelas pedras como na cachoeira do Fundo e ambas não são de queda livre. Há também várias outras quedas e escorregadores menores às margens da cachoeira.

A cachoeira da Antiga Usina  já foi conquistada pela MMA Ecoturismo em parceria com o Mário, da Outside Safari de Itamonte e tem mais de 400m de queda, no entanto, para se chegar a parte inferior da mesma, é necessário, além de experiência em rapel e escalada, muito equipamento e tempo, afinal, a descida até a parte baixa da cachoeira com a colocação dos equipamentos necessários para se fazer isso com segurança, supera as 3 horas e o retorno (subida) leva cerca de 4 a 5 horas, ou seja, o dia todo pra descer e subir de volta.

Localização e características da Cachoeira da Antiga Usina

Localizada na Fazenda da Serra, há uns 12 quilômetros da cidade, com acesso por estrada de terra, não possui poço para banho de imersão, mas a vista da cachoeira impressiona.

Esta cachoeira tem suas águas escorrendo pelas pedras formando uma imensa corredeira que não pode ser vista em sua totalidade a partir de nenhum ponto.

A trilha de acesso à barragem da Antiga Usina, a partir da Fazenda da Serra, tem duração de aproximadamente 15 minutos, é muito interessante, passa uma mata que, com um pouco de sorte é possível avistar macacos como o Bugil e o Sauá.

Há também outras trilhas de acesso à cachoeira partindo de fazendas próximas, porém a trilha mais utilizada é a citada acima.

Na parte superior da cachoeira da antiga usina, ainda hoje, encontramos a antiga barragem com as comportas de ferro, que desviavam a água para o vertedouro que seguia daí para o reservatório onde era canalizada para a Antiga Usina Força e Luz Ayuruoca.

Compartilhe e Comente

Comentários