O rio Aiuruoca possui a nascente mais alta do Brasil

O rio, que corta a cidade de Sul a Norte, é o rio que possui a nascente mais alta do Brasil, localizada na Serra do Itatiaia, a 2.450 metros de altitude.

Suas águas são muito frias, formadas por pela junção de inúmeros cursos d’água que descem das montanhas caindo em incontáveis cachoeiras.

O Rio Aiuruoca deságua no rio Grande próximo à cidade de Madre de Deus-MG; o rio Grande deságua no rio Paraná próximo à cidade de Santa Clara D’Oeste-SP que vai desaguar na Bacia do rio da Prata próximo à cidade argentina de Buenos Aires, onde encontra o Oceano Atlântico.

O rio conta com inúmeras cachoeiras ao longo de seu percurso. Já no Itatiaia, ainda no alto da Serra, temos a Cachoeira do Aiuruoca com suas águas geladas e visual sem igual.

Bem próximo da cidade de Aiuruoca, há cerca de 5km do centro, temos a Cachoeira do Tombo que fascina quem a visita, as Corredeiras do Papagaio que também formam um grande largo para banho no encontro com o Ribeirão do Papagaio.

Após a cidade e seguindo em direção à cidade de Seritinga e Serranos, temos as corredeiras do Varadouro, a Cachoeira do Galvão e a passagem sob o Pontilhão que também atraem muitos visitantes.

Resumindo, o rio Aiuruoca é um espetáculo, do início ao fim.

Compartilhe e Comente

Comentários