O Primeiro Carnaval Antecipado do Brasil foi aqui.

 

Desde a década de 30, mais precisamente no ano de 1938, que o Carnaval Antecipado de Aiuruoca é comemorado na semana anterior àquela na qual se comemora o carnaval em todo o resto do país.

Muitas pessoas se perguntam quais os motivos dessa comemoração antecipada do carnaval, não é verdade? Pois é. Nós podemos contar-lhes essa história.

Foi o seguinte: Na época, o Monsenhor Nagel (padre responsável pela comunidade cristã local) que era o pároco de Aiuruoca, condenou a comemoração do carnaval na cidade devido aos “retiros espirituais” (reuniões de cristãos na igreja para orações e preces) que eram realizados nesses dias. Diante de tal proibição e tendo em vista que os padres daquela época, em especial o Monsenhor Nagel, eram muito respeitados, além de ter seus pedidos acatados como ordens, os cidadãos aiuruocanos não tiveram outra alternativa senão parar com as comemorações do carnaval. Por outro lado, algumas pessoas cogitaram a hipótese de se comemorar o carnaval na semana anterior. A ideia foi aceita pela maioria e, a partir daí, iniciou-se a comemoração do Carnaval Antecipado de Aiuruoca, que hoje, é conhecido internacionalmente.

Em 2016, o carnaval antecipado aconteceu nos dias 28, 29, 30 e 31 de Janeiro e foi um sucesso, apresentando o maior público dos últimos 10 anos.

Compartilhe e Comente

Comentários